top of page

Create Your First Project

Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started

Curso de Especialização

Tipo de projeto

Educação Patrimonial

Data

2007 - 2008

Entre março de 2007 a agosto de 2008, o Fórum Landi em parceria com a Universidade Federal do Pará, Universidade de Florença, Universidade do Porto e com o apoio das Fundações Gulbenkian e Espírito Santo de Portugal, promoveu o curso de especialização "Interpretação, Conservação e Revitalização do Patrimônio Artístico de Antônio José Landi" dividido em três módulos, constituídos de aulas expositivas, visitas técnicas, seminários e laboratórios. O primeiro como módulo teórico com as disciplinas: Preservação e Gestão do Patrimônio, A Produção da Cidade e da Arquitetura na Amazônia, Historiografia da Arte e Arquitetura e História e Teoria do Restauro.

O segundo como módulo instrumental com as disciplinas: Leitura, Documentação, Interpretação e Intervenção em Monumentos, Sistemas Construtivos Tradicionais, Materiais e Técnicas nas Artes Visuais, Técnicas de Restauro e Caracterização dos aspectos físicos e ambientais do entorno do monumento. Por fim, o terceiro módulo com o Laboratório de Estudos e Projetos sob a orientação durante todo o período do curso com os professores: Ana Léa Nassar Matos, Celma Chaves, Cybelle Salvador Miranda, Dulcilia Maneschy Corrêa, Elna Maria Andersen Trindade, Fabiano Homobono, Fernando Marques, Filomena Matta Longo, Flávio Sidrim Nassar, Jaime de Oliveira Bibas, Juliano Ximenes, Maria Beatriz Maneschy Faria, Maria Dorotéa de Lima, Nagib Charone, Rosário Lima, Rose Norat e Thais Sanjad.

O curso dispôs de caráter interdisciplinar com discentes, docentes e outros profissionais de áreas diversas a fim de fornecer subsídios técnicos e teóricos de outros ramos da ciência às obras de preservação, unificando a linguagem técnica. Tendo em vista que o campo da conservação e patrimônio histórico dominado pela arquitetura e artes visuais dialoga constantemente com a história, engenharia, pedagogia e sociologia na reconstrução de acontecimentos e processos, bem como, na conscientização da necessidade da sua preservação.

A estrutura curricular e docente contou com profissionais de diversas instituições, como: Universidade Federal do Pará (UFPA); Secretaria de Cultura do Estado do Pará (SECULT); Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (DPHAC); Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Universidade de Faro - Portugal; Universidade da Amazônia (UNAMA); Universidade de Bolonha; Fundação Ricardo Espírito Santo - Portugal; Faculdades Integradas Alcântara Machado - São Paulo; Universidade de São Paulo (USP); Universidade de Florença; Museu Paraense Emílio Goeldi e Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O objetivo geral do curso consistiu em formar especialistas com capacidade de interpretar o significado histórico artístico e cultural dos monumentos na perspectiva da cidade, tendo em vista as problemáticas contemporâneas. Dentre os objetivos específicos, há o oferecimento de conhecimento qualificado aos formuladores das políticas públicas relacionadas ao turismo, cultura e os segmentos a eles vinculados, bem como, fornecer conteúdos que alimentem a biblioteca digital, aumentando o acervo e universalizando as informações disponíveis sobre o tema.

Por fim, o curso propôs o início da montagem de um banco de dados para subsidiar projetos de restauro e revitalização dos monumentos identificados com Landi, além de criar na UFPA um centro de excelência na arquitetura e construção do século XVIII, focalizando nas obras de Antônio José Landi.

Com o objetivo de dar apoio a execução do trabalho final e evitar a dispersão dos alunos após o período das disciplinas até o período de apresentação das monografias, foram realizadas palestras na sede do Fórum Landi, com profissionais convidados cujos assuntos estavam relacionados com os temas das monografias.

Como resultado da participação de professores estrangeiros e profissionais convidados, as palestras abertas à comunidade possibilitaram a participação da sociedade extrapolando os limites da academia. O mérito do curso consistiu em capacitar profissionais de diferentes áreas instrumentalizando-os com o grau de especialista de Preservação do Patrimônio Cultural, cumprindo a missão de incentivar e resguardar o patrimônio e a memória paraense.

bottom of page